granja viana | cotia | são paulo | br

granja viana | cotia | são paulo | br
VISITAS SÃO BEM-VINDAS!! DIÁRIOS DE MOMENTOS, KANEKO

quinta-feira, 12 de maio de 2016

VENHA BORDAR! OFICINA DE ARTE TÊXTIL, UMA ÓTIMA TERAPIA

A GALERIA DE ARTE E FOTOGRAFIA SOLANGE VIANA apresenta
“Colcha de Memórias”
Agora em diversas superfícies: algodão, linho, papel washi
quintas-feiras, das 9h às 11h30 ou sextas, das 14h às 16h30
Escolha um horário e monte sua turma com no mínimo 5 participantes

Bordar é uma terapia
"Da colcha de Jane Austen  à Nossas Histórias Pessoais"

Haverá uma exposição dos trabalhos realizados ao final do curso

monte sua turma, escolha dia e horário e fale com a gente! mínimo 6 participantes

O Projeto COLCHA DE MEMÓRIAS - "Da colcha de Jane Austen à Nossas Histórias Pessoais", coordenado pela arte terapêuta e artista têxtil Fátima Marinho,  tem como objetivo, através do bordado e da literatura propor um desenhar com fios  e tecidos o  resgate da história pessoal. Trabalhando com pequenos grupos, com a utilização de diversas técnicas e materiais, o curso tem como proposta incentivar  o resgate da história pessoal,  a  arte-têxtil e a literatura, fazendo com que o aluno crie sua própria COLCHA DE MEMÓRIAS ,  inspirada por suas memórias, objetos, vestidos, jardins,  livros, viagens, etc.

Será enfocada uma linha de criação contemporânea, com a reutilização de alguns materiais levando à reflexão para a preservação do meio ambiente e da sustentabilidade.
Aos apaixonados pela arte do bordado e patchwork certamente não é novidade o belíssimo filme "Colcha de Retalhos" que narra as experiências de vida de um grupo de mulheres, que se reúnem a cada ano, para confeccionar uma colcha de retalhos. Cada uma dessas mulheres confecciona o seu bordado retratando o seu próprio sentimento, e criando uma união desses pedaços (bordados) formam uma riquíssima colcha. Este ano o tema escolhido por estas mulheres é  -  ONDE MORA O AMOR - , para presentear Finn que está prestes a se casar.
“Em minhas pesquisas, o que me trouxe uma surpresa agradável é que a escritora, Jane Austen, além de escritora maravilhosa era também muito habilidosa em trabalhos manuais”, conta Fátima. Por exemplo, a belíssima colcha de retalhos feita por volta de 1811, trabalho que realizou em conjunto com sua mãe e a irmã Cassandra. A colcha tem 64 diferentes desenhos impressos ou pintados em chita e foi toda costurada à mão. Os tecidos, principalmente os estampados, eram caros na época e certamente foi um trabalho quase de colecionador“, conta a artista.
E conclui: “É interessante revisitar e ver que em 1811, Jane e outras mulheres também talentosas, tinham preocupações tão contemporâneas como as nossas de coletar e pesquisar materiais para nossos trabalhos têxteis." Venha construir a sua.
CURSO/PROJETO:                       COLCHA DE MEMÓRIAS 
Coordenação/Apresentação :    FÁTIMA MARINHO
Artista Visual, graduada em artes plásticas, pós graduada em História da Arte pela FAAP, pós graduada em  Neuropsicopedagogia e Arte Terapia pelo SEP Cursos e Mestranda pela USP em Arte Têxtil. Fátima Marinho recebeu premiações em Salões de Artes no Brasil, têm suas obras têxteis adquiridas por colecionadores no exterior e desenvolve trabalhos na área cultural e arte-têxtil  há mais de 19 anos. Participa de vídeos didáticos e programas de TV é Diretora da DIRETIVA, empresa que desenvolve Projetos Culturais, Sociais e Educacionais.
Curadoria: SOLANGE VIANA | FÁTIMA MARINHO
Horário:  quintas, das 9h às 11h30 ou sextas, 14h às 16h30
INVESTIMENTO: R$ 390,00 mensais (incluindo: Apostila, KIT básico)
DURAÇÃO: 3 meses
TÉCNICAS : Arte-Têxtil :  Bordado/Patchwork / Quilt / Aplicação
TRABALHO DE  CONCLUSÃO: Colcha de Memórias Táteis -   16 Blocos (31cm x 31cm cada)
AO FINAL DO CURSO OS ARTISTAS QUE TIVEREM  75% DE FREQUÊNCIA :   -  PARTICIPARÃO DE UMA EXPOSIÇÃO EXLUSIVA DO PROJETO "COLCHA DE MEMÓRIAS" 
-  RECEBERÃO CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO
LOCAL: Galeria de Arte e Fotografia Solange Viana
               Rua São João, s/n, Granja Viana - Cotia
               Tel.:  11 - 4777.0234
               galeriadeartesolangeviana@uol.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigada por comentar. Em breve estarei respondendo.