granja viana | cotia | são paulo | br

granja viana | cotia | são paulo | br
VISITAS SÃO BEM-VINDAS!! DIÁRIOS DE MOMENTOS, KANEKO

segunda-feira, 2 de maio de 2016

PRÓXIMA EXPOSIÇÃO: O JANTAR DO PODER


Galeria de Arte e Fotografia Solange Viana apresenta:
O JANTAR DO PODER
DANIELA TERRACINI, HELOISA REIS, MARILIA GRUENWALDT
Abertura: 17 de maio, terça-feira, das 19h às 22h
Visitação: de 18 de maio a 18 de junho de 2016
Pinturas, Objetos, Instalação
Performance “Engula” às 21h

Galeria de Arte e Fotografia Solange Viana tem o prazer em anunciar sua próxima exposição: O JANTAR DO PODER, com instalação, pinturas, objetos e também a performance das artistas granjeiras: Daniela Terracini, Heloisa Reis e Marília Gruenwaldt. Moradoras antigas da região, elas trazem para galeria um trabalho em conjunto que veem realizando há 2 anos, como parte do grupo ARTEJUNTO. A abertura acontece no próximo dia 17 de maio, terça-feira, das 19h as 22h, para convidados e permanece até 18 de junho com uma série de eventos paralelos.

Longe de ser uma exposição convencional, tudo indica que, inserida significativamente na contemporaneidade, será mais um  projétil   lançado em direção a toda a comunidade com o desafio  de que sejam  encontrados os vestígios do passado histórico, a consciência do presente  e as possibilidades do futuro. Entre a instalação, a ocupação de espaço e o  happening , a exposição “O Jantar do Poder” desafia  classificações habituais  colocando em cena as relações entre a arte e a vida cotidiana. Rompem-se as barreiras entre arte e não-arte  e aproximam-se  alguns movimentos artísticos da Modernidade como o Surrealismo , Dadaísmo, Arte Pop e Arte Conceitual.

No cenário da Instalação – onde se entra em contato com fragmentos, suspensões e instabilidades, acontece a performance Engula  na qual  as artistas  levantam a questão das medidas  autoritárias  que – quase sempre  travestidas de democráticas - trazem o acre e amargo  sabor daquilo que não se quer engulir. Algo indigesto, perigoso e  letal é  apresentado  sedutoramente.

A técnica da Encáustica (pintura primitiva resgatada pelas artistas) nas pinturas nas paredes e ao redor do cenário foi intencionalmente  escolhida para representar a ancestralidade  do gesto que  fixava na Antiguidade o retrato dos mortos, mantendo a impressão viva dos olhares.

Onde a natureza e seu poder? Como escapar do olhar unilateral que é da natureza do poder? Quando enfrentar o desafio de uma nova- outra  semeadura ? Um objeto irradiado indica talvez  o primeiro  passo  em direção à iluminação – para que sejam rompidos os grilhões e os impedimentos  das realizações tão desejadas.

A Arte viva da Performance
Ao trazer  para a Granja as modalidades da Arte Contemporânea, esta exposição apresenta o trabalho de três artistas  que combinam diversas modalidades  de arte desde a milenar Encáustica até a  Performance,  levando à Galeria de Arte Solange Viana  a possibilidade de experiências culturais díspares  unindo o discurso visual/poético com a ação provocadora.

Seguindo essas novas orientações  da Arte, as obras articulam as intenções do Grupo ArteJunto de  trazer para as artes visuais as discussões atuais das coisas do mundo ligadas tanto à Natureza do Poder  como  ao incontestável   Poder da Natureza. Nada mais atual. Venha provar da arte você também.
As artistas
Marília Gruenwaldt
É artista plástica formada pela USP,  com especialização em patrimônio cultural, premiada pela UNESCO com exposições em Tóquio, Bratislava e Milão. Desenvolve trabalhos em multi-mídia e utiliza a fotografia como vetor de interação e troca de impressões com indivíduos. Atua como designer, pesquisadora, produtora e ativista cultural; interessada na linguagem  poética visual e nas diferentes mídias. Como artista realizou diversas exposições coletivas e individuais, destacando-se a individual na Caixa Econômica Federal -SP- Humanessência em 2004,  e no centro cultural Germânico em Niterói - Bordaduras em 2014. Suas atividades artísticas incluem a pesquisa como ponto chave tendo feito aprimoramento nesse campo na  Alemanha, Itália, Holanda, Suíça e  Inglaterra. Realizou estudo sobre os Caminhos do Sertão Paulista  e  trabalho de resgate cultural com a comunidade da Capela de São Pedro em Itapevi SP pela  Secretaria de Cultura do Estado  de São Paulo. Atualmente desenvolve trabalhos com o grupo ArteJunto  introduzindo em seu trabalho as modalidades da Arte Contemporânea como intervenções urbanas , performances e outras, associando  o fazer artístico e atuação  sócio/cultural  interativa.

Daniela Terracini
Artista plástica, formada em Comunicação Visual pela Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP - onde foi aluna de Júlio Plaza. Interessou-se pela arte do desenho e fez curso com Dalton de Luca, trabalhando com o lado direito do cérebro.  Fez também Curso de Joalheria na Escola Arte e Metal com o professor Salvador Francisco Neto sempre buscando trazer o trabalho manual como uma importante forma de expressão. Atuou como designer  gráfico  e produtora de filmes publicitários  na Frame e na Oficina de Cinema, no departamento de comunicação da Columbia Armazéns Gerais, e como voluntária na Associação Cultural Constelação, no Projeto Ancora de Cotia  e  em seu ateliê na Granja Viana,  dando  aulas de arte para crianças e jovens. Atualmente trabalha como artista plástica e designer de jóias e é membro da organização Transition Towns Granja Viana desenvolvendo trabalhos em várias frentes sociais e ambientais. Vem  atuando no Grupo ArteJunto desenvolvendo trabalhos individuais e coletivos.

Heloisa Reis
Pesquisadora da linguagem artística e das possibilidades apresentadas pela arte como recurso educacional e de transformação pessoal. Desenvolve atividade de arte educadora baseada na sua formação como Pedagoga. Desenvolveu-se  profissionalmente na arte  com a  pesquisa teórica e prática em  trabalhos junto à  Oficina  de  Arte  Contemporânea com Lúcia Py. Ambientalista  e ceramista desde a década de 90, seus trabalhos revelam o interesse pela Natureza  e pela Cultura. Em sua trajetória  apresenta  instalações, pinturas, esculturas, cerâmicas e objetos-arte. Usa materiais primordiais - ceras, terra, argila, concreto,  metais, areias, corantes minerais, sementes, procurando levantar questões  e reflexões sobre Cultura e Natureza  na contemporaneidade. Expôs  em Arita , Japão participando do Projeto “O Objeto Brasileiro” como artista e orientadora de linguagem do grupo; em Nova York  por duas vezes com “Cenas Paralelas” e “Brazilian Tendencies” e em várias cidades brasileiras além de São Paulo,  sua cidade natal. Tem obras  no acervo  do Museu de  Arte  Contemporânea ‘José Pancetti’ de Campinas, no acervo do Espaço Amarelo em São Paulo, em Espaços Culturais  de diversos Estados  e em  acervos  particulares.

SERVIÇO:
O JANTAR DO PODER
Daniela Terracini, Heloisa Reis e Marília Gruenwaldt
Pinturas, Objetos, Instalação
Abertura: 17 de maio,  terça-feira, das 19h às 22h | Performance “Engula” às 21h
Visitação: de 18 de maio a 18 de junho de 2016
Galeria de Arte e Fotografia Solange Viana
Rua São João, 246 | Granja Viana | Cotia | SP
De seg a sex, das 11h às 19h | AGENDE SUA VISITA
@galeriadeartesolangeviana



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigada por comentar. Em breve estarei respondendo.